Blog

O que fazer quando o cabelo não passa no Teste de Mecha?

Alisamento Tendências Tratamentos Técnicas Cases de sucesso Dicas

O que fazer quando o cabelo não passa no Teste de Mecha?

A cliente chegou super animada no salão para iluminar o visual: fazer luzes no cabelo, apostar na descoloração total ou adotar uma nova coloração, mas durante o Teste de Mecha você percebe que o cabelo ficou elástico e quebrou. 

E agora?

Esse quadro é relativamente comum e indica que o fio não está apto para passar pelo procedimento químico completo. Insistir pode levar a um corte químico ou queda parcial dos fios, então, respeite os limites do cabelo de cada cliente. Para contornar essa situação, a Le Prö Cosmetics reuniu dicas profissionais para reparar e revitalizar as madeixas sensibilizadas. Confira!

Para poder realizar o procedimento, é importante entender o que o teste de mecha revela e aprender a cuidar dos fios para que estejam aptos a passar pela transformação na próxima visita ao salão de beleza. 

O QUE É O TESTE DE MECHA?

O teste de mecha, também conhecido como prova de toque, serve para avaliar a saúde dos cabelos e qual a ação dos produtos químicos neles, como tinturas e alisamentos. Isso porque, diariamente, fatores externos podem causar pequenos danos aos fios, além dos danos causados por químicas realizadas anteriormente, as quais podem reagir com o novo procedimento químico e causar mais estragos.

Logo, é de suma importância realizarmos o teste de mecha antes de utilizar qualquer tipo de químico nos cabelos. Este procedimento inicial é obrigatório independentemente do tipo de cabelo, pois apenas através do teste você verificará o tempo de ação ideal de produto indicado para o cabelo de cada cliente e se os fios estão nas condições ideais para a química desejada. 

Para realizar o teste, basta aplicar a mistura descolorante em uma única mecha para ver como o cabelo vai reagir ao longo do tempo. Depois de realizado o procedimento, verifique se os fios estão íntegros e se não ocorreu queda ou qualquer outra alteração indesejada da mecha. Se estiver tudo bem, vá em frente!

MAS O QUE FAZER QUANDO O CABELO NÃO PASSA NO TESTE DE MECHA?

Seja sincero com seu cliente! – Quando perceber que o cabelo está fragilizado e que não conseguirá seguir com o procedimento, explique a situação com calma para o cliente. Não tente fazer o procedimento de qualquer jeito, pois isso pode gerar mais frustrações. Recomende alguns cuidados (citados a seguir) e peça para ele voltar daqui um tempo ao salão para tentar novamente.

Aposte na reconstrução – O primeiro passo para salvar o cabelo reprovado no teste de mecha é tratá-lo imediatamente, e a reconstrução capilar é a melhor opção! O cabelo quebrado durante o teste é o maior sinal de que ele está carente de proteínas, responsáveis pela resistência e pela estrutura do fio. Mesmo madeixas saudáveis podem precisar de mais força após um procedimento de descoloração. Para cabelos com química, é importante usar uma linha de reconstrução por no mínimo 3 semanas antes e depois do procedimento. 

Hidratações semanais – É muito provável que os fios estejam ressecados, com pontas duplas e super ásperos. Por isso, investir em uma boa hidratação semanalmente é essencial! Recomende a sua cliente produtos de qualidade na hora do banho, como a Linha Hidrate Repair da Le Prö Cosmetics.

Pausa nas ferramentas de calor – É importante reduzir o uso de tudo aquilo que possa estar causando danos aos seus fios! Principalmente, as ferramentas de calor (secador, chapinha, babyilss), pois estas são capazes de causar o ressecamento dos fios e sua quebra. Quando se fizer necessário utilizá-los, opte por um bom protetor térmico, a fim de reduzir os danos ocasionados pelo calor.

Corte as pontinhas secas e sem vida – Muitas vezes, quando os fios estão muito danificados e secos, a única solução será o corte! Cortar as pontinhas do cabelo a cada 3 meses é o ideal para manter a saúde dos fios em dia. 

Por fim, a Le Prö Cosmetics também apresenta a Linha Total Repair para tratar os cabelos danificados repondo os nutrientes, reparando as cutículas, restaurando a força, a elasticidade, a maciez e o brilho perdidos no dia a dia e após procedimentos químicos (como coloração ou alisamento). A combinação dos ativos Ácido Láctico, Macadâmia, Colágeno e Lipídios têm o poder de reconstruir e hidratar profundamente as fibras capilares desde a camada mais interior dos fios.

Linha de Produtos Total Repair

A Linha Total Repair possui uma tecnologia inovadora de reconstrução. Com um coquetel de nutrientes e aminoácidos, ela tem o poder de reconstruir e hidratar profundamente as fibras capilares, desde a camada mais interna dos fios.

Mais detalhes

Confira isso e muito mais em nosso site!

Baixe nosso Catálogo

Conheça todas as nossas linhas e produtos.