Blog

Mito ou verdade: cortar as pontas do cabelo faz ele crescer mais rápido?

Tendências Tratamentos Técnicas Cases de sucesso Dicas Alisamento

Mito ou verdade: cortar as pontas do cabelo faz ele crescer mais rápido?

Um cabeleireiro profissional deve saber desmistificar os mitos mais populares dentro do mundo dos cabelos e guiar suas clientes para o tratamento correto. E uma das questões mais comuns que ouvimos é: 

CORTAR AS PONTAS DO CABELO FAZ ELE CRESCER MAIS RÁPIDO?

A Le Prö Cosmetics responde: MITO!

O cabelo tem um crescimento que independe da quantidade de vezes que você corta. O crescimento padrão é cerca de um centímetro por mês. Portanto, se o cabelo cresce apenas 1 cm por mês, não adianta cortar 2 cm por mês, e esperar que ele cresça. A retirada das pontas não influencia em nada na parte responsável pelo crescimento, no caso, o bulbo capilar. 

Lembrando que cada pessoa tem seu crescimento de cabelo característico: rápido, normal ou lento. Se o crescimento está fora do padrão, ou seja, sempre cresceu em média 1 cm por mês e passou a crescer menos, recomende um dermatologista para seus clientes.

O certo é cortar apenas o necessário, por exemplo, cortar as pontas duplas a cada 40 ou 50 dias. O corte bordado é uma boa opção para se livrar das pontas duplas sem alterar o comprimento. Ele consiste em uma técnica, feita com máquina ou tesoura, que visa tirar pontas duplas, ressecadas e minimizar o frizz. O cabelo precisa de tempo para crescer!

MAS POR QUE É INDICADO APARAR AS PONTAS PERIODICAMENTE?

Ter o cuidado de aparar as pontas, principalmente, quando há pontas duplas e/ou ressecadas, melhora sim a aparência dos fios (porém não ajuda a crescer!). Depois da remoção das pontas, é normal a percepção de cabelo mais encorpado e sedoso, dá até uma aparência mais saudável. Afinal, a parte mais envelhecida e já sem brilho foi retirada.

Caso seu cliente opte por deixar os fios crescerem um pouco mais, o segredo é investir em tratamentos adequados às necessidades de cada tipo de fio. Para isso, existe o Teste de Mecha! Entretanto, esses tratamentos não contribuirão para o crescimento, mas servem para deixar os fios mais fortes para que o crescimento aconteça de maneira saudável, além de evitar a quebra.

O tempo ideal entre os cortes das pontas é de três meses. Mais que isto, a tendência é o surgimento do ressecamento e das pontas duplas, condições que podem ser agravadas pelo uso constante de secador, chapinha e modelador de cachos com temperatura muito elevada, ou químicas, exposição ao sol, praia e outros agentes externos.

CUIDADOS PARA FORTALECER OS FIOS:
  • Remoção de pontas periódicas;
  • Alimentação balanceada;
  • Tratamentos para manutenção da saúde capilar;
  • Uso de produtos de qualidade.

Em suma, a tesoura na hora certa deixa as mechas visivelmente mais bonitas por dentro e por fora! Cabeleireiros entendam: é mito dizer que aparar as pontas faz o cabelo crescer mais rápido, mas o hábito ajuda a manter os fios saudáveis, sem pontas duplas e com menos risco de quebra!

Se o seu salão está à procura de produtos para tratamentos de cabelos ressecados e danificados, confira a Linha Total Repair da Le Prö Cosmetics!

Linha de Produtos Total Repair

A Linha Total Repair possui uma tecnologia inovadora de reconstrução. Com um coquetel de nutrientes e aminoácidos, ela tem o poder de reconstruir e hidratar profundamente as fibras capilares, desde a camada mais interna dos fios.

Mais detalhes

Baixe nosso Catálogo

Conheça todas as nossas linhas e produtos.