Blog

Quais são os principais ativos para alisamento capilar?

Cases de sucesso Dicas Alisamento Tendências Tratamentos Técnicas

Quais são os principais ativos para alisamento capilar?

Um dos primeiros passos para se tornar um cabeleireiro de sucesso é estudar. Estudar a fibra capilar, as técnicas existentes, os tipos de transformações, os produtos do mercado, entre vários outros aspectos. Um dos pontos mais importantes nesse processo é a análise das formulações de cada produto, ou seja, o estudo dos ativos.

O cabeleireiro deve saber como são desenvolvidos os produtos e qual a sua composição química. Todos os produtos utilizados em um salão de beleza são feitos com químicas, de modo que o profissional deve ser capaz de identificar qual composto é o mais adequado para cada tipo de transformação. Só assim, ele saberá quais substâncias são saudáveis e quais oferecem riscos aos fios.

No caso do alisamento, esse estudo é ainda mais importante, visto que existem substâncias com propriedades alisantes que fazem mal à saúde tanto dos fios quanto das pessoas ao redor. Dessa forma, a Le Prö Cosmetics te mostra quais são os principais ativos para alisamento capilar e quais as melhores fórmulas:

FORMOL

O formol é o grande aliado das escovas progressivas, sendo conhecido como o método mais tradicional dos vários tipos de alisamento capilar. Mas desde 2009, o formol é proibido pela Anvisa para produtos capilares por ser tóxico e provocar diversos danos à saúde. Por isso, a concentração máxima permitida é de 0,2% da substância em cosméticos destinados ao cabelo, quantidade que não funciona como alisante.

Apesar de ser a progressiva mais duradoura, o formol oferece muitos riscos à saúde. Os efeitos colaterais mais comuns do formol no cabelo são: queda capilar ou fios quebradiços e desidratados. Em contato com o couro cabeludo também pode resultar em dermatites, hipersensibilidade, desidratação, rachaduras na pele ou úlceras. Além de tudo isso, o formol também é considerado uma substância cancerígena para humanos pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

HIDRÓXIDO DE SÓDIO

Apesar de ser muito eficiente, alisantes à base de hidróxido de sódio podem provocar queimaduras se entrarem em contato com o couro cabeludo, por isso é necessário muito cuidado durante a aplicação. 

GUANIDINA

O alisamento à base de hidróxido de guanidina é o relaxante à base de hidróxido com menos restrições de uso, sendo muito indicado para cabelos crespos ou fios mais resistentes. Além disso, não apresenta cheiro algum e age rapidamente. A ação desse alisamento é muito eficiente, porém é necessário cuidado, pois pode causar emborrachamento e ressecamento severo nos cabelos.

TIOGLICOLATO DE AMÔNIA

O tioglicolato de amônia é um ativo químico usado em alisamentos, relaxamentos e permanentes. Essa substância tem o poder de reduzir o volume do cabelo e remodelar a estrutura capilar, proporcionando um efeito alisador muito duradouro. Entretanto, seu efeito só se aplica aos fios ondulados, sem qualquer tipo de coloração ou qualquer outra química. Apesar de ser menos agressivo que as outras substâncias, ainda pode resultar em riscos para o couro cabeludo se aplicado erroneamente.

Estes são os 4 ativos mais comuns para o alisamento capilar, sendo também os primeiros a serem utilizados para esta técnica. Entretanto, com a evolução das tecnologias e as novidades no mundo capilar, a Le Prö Cosmetics passou 5 anos desenvolvendo a fórmula perfeita: Organic Single Pass. Desenvolvida com ativos 100% orgânicos, a fórmula apresenta benefícios tanto para a cliente quanto para o profissional. Confira mais detalhes a seguir:

Linha de Produtos Organic Single Pass

Composta por ativos naturais e orgânicos, como Aloe Vera, Extrato de Quiabo e Óleo de Rícino, a Linha Organic Single Pass nutre os fios de dentro para fora. Como resultado, ela garante alinhamento e reconstrução com uma fórmula repleta de benefícios para os cabelos.

Mais detalhes

FÓRMULA ORGANIC SINGLE PASS

Em conjunto com os melhores químicos do país, a Le Prö Cosmetics desenvolveu uma fórmula inovadora e 100% orgânica, unindo tecnologia de ponta aos elementos naturais encontrados no Brasil e no mundo. A fórmula Organic Single Pass é compatível com todos os tipos de cabelo, livre de formol, não agride nem desestabiliza o couro cabeludo, não possui cheiro forte e não arde os olhos na aplicação. Conheça os ativos:

Extrato de Quiabo: Repõe nutrientes e vitaminas fundamentais; reestrutura a fibra capilar; sela e amacia a cutícula, ajudando no controle do frizz; e deixa os fios mais hidratados, sedosos e fortes.

Aloe Vera: Rico em nutrientes que beneficiam a saúde do couro cabeludo; proporciona hidratação, maciez e regeneração dos fios; estimula o crescimento do cabelo; e auxilia na prevenção de queda capilar.

Proteína de Trigo: Agente nutritivo, reparador e hidro regulador de efeito prolongado; garante um cabelo mais forte e saudável; protege e restaura a flexibilidade natural dos fios, proporcionando uma reconstrução total do cabelo.

Ácido Lático: Age na reparação das cutículas e na reconstrução dos fios; hidrata e devolve brilho ao cabelo; e regula o PH, proporcionando fios mais fortes e saudáveis.

Óleo de Rícino: Auxilia na hidratação e na nutrição dos fios; assegura a limpeza do couro cabeludo, proporcionando desintoxicação dos fios; garante maior volume aos fios; e estimula o couro cabeludo e os folículos pilosos, de modo a fortalecer os fios.

Se você está à procura de uma progressiva eficiente e saudável para o seu salão de beleza, aposte na Escova Progressiva Organic Single Pass da Le Prö Cosmetics! Os benefícios são tanto para o cliente quanto para o cabeleireiro profissional que manipula o produto, veja mais benefícios em nosso site.

Baixe nosso Catálogo

Conheça todas as nossas linhas e produtos.