Blog

Progressiva com formol alisa mais?

Dicas Alisamento Tendências Tratamentos Técnicas Cases de sucesso

Progressiva com formol alisa mais?

O formol é o princípio ativo mais comum da escova progressiva, sendo responsável pelo alisamento da fibra capilar. Mas, desde 2009, esta substância é proibida pela Anvisa em produtos capilares por ser tóxica e provocar diversos danos à saúde. 

Dessa forma, profissionais da área da beleza começaram a desenvolver outros modelos de progressiva com ativos que não agridam o cabelo. Mas será que estes conseguem reproduzir o mesmo efeito da progressiva com formol? Fica aqui que a Le Prö Cosmetics te conta!

Antes de tudo, é importante ressaltar que a concentração máxima de formol permitida é de 0,2% em produtos destinados ao cabelo e seu uso em cosméticos só é permitido durante a fabricação, na devida proporção, com função conservante (quantidade que não é prejudicial à saúde). Após esse processo, qualquer adição de formol é proibida.

ATENÇÃO: O consumidor que encontrar irregularidades na quantidade de formol utilizada nos produtos poderá denunciar o salão ou o profissional, pelo contato com a Vigilância Sanitária Municipal, Estadual ou com a própria Anvisa.

PROGRESSIVA COM FORMOL

A progressiva com formol é muito eficiente no quesito alisar, pois ele altera a estrutura da fibra capilar em sua camada mais interna, de modo que o alisamento é mais duradouro, uma vez que a função inicial dele é de conservar – sendo uma substância comumente utilizada para a conservação de cadáveres para fins científicos. 

O problema da escova progressiva com formol é que os riscos que essa substância oferece à saúde são muito mais potentes do que suas vantagens. Os efeitos colaterais mais comuns do formol no cabelo são: queda capilar ou fios quebradiços e desidratados. Em contato com o couro cabeludo também pode resultar em dermatites, hipersensibilidade, desidratação, rachaduras na pele ou úlceras. 

Tudo isso é potencializado pelo uso da chapinha durante a escova progressiva, pois ela provoca a liberação de vapores do formol, responsáveis pelos riscos à saúde já citados anteriormente. É importante ressaltar que todos os riscos apresentados podem ser prejudiciais tanto para o cliente quanto para o profissional que manipula a substância.

Estes são apenas alguns dos riscos do formol à saúde, ainda podemos citar como efeitos imediatos: irritação, queimadura, coceira, inchaço, descamação e vermelhidão do couro cabeludo. A longo prazo, a substância pode causar dores de barriga, enjôos, vômitos, desmaios e feridas na boca, narinas e olhos. Além de tudo isso, o formol também é considerado uma substância cancerígena para humanos pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

ENTÃO, PROGRESSIVA COM FORMOL ALISA MAIS?

A resposta é NÃO. Entretanto, este tipo de progressiva é sim mais duradouro, devido ao caráter conservante mencionado, mantendo o cabelo liso por mais tempo.

Como citado anteriormente, produtos capilares com alta concentração de formol são proibidos. O recomendado pela Anvisa é optar por outras substâncias alisantes registradas pela agência, por exemplo, ácido tioglicólico, hidróxido de sódio, hidróxido de cálcio, hidróxido de lítio ou carbonato de guanidina.

ALTERNATIVA AO FORMOL

A Le Prö Cosmetics apresenta uma alternativa à progressiva com formol: a Máscara de Tratamento e Realinhamento Capilar Organic Single Pass. Uma escova progressiva orgânica com todos os benefícios de uma progressiva comum, mas com a vantagem de não conter formol ou quaisquer químicas agressivas em sua composição. A máscara oferece benefícios tanto para o cliente quanto para o profissional: 

  • Redução do frizz e do volume;
  • Hidratação e nutrição dos fios;
  • Sem cheiro forte e sem ardor nos olhos para não incomodar na hora de ser aplicado;
  • Custo-benefício atrativo para o cabeleireiro e economia de tempo para o cliente – aplicação em passo único;
  • Rendimento de 10 a 12 aplicações completas;
  • Compatível com todos os tipos de cabelo.

Linha de Produtos Organic Single Pass

Composta por ativos naturais e orgânicos, como Aloe Vera, Extrato de Quiabo e Óleo de Rícino, a Linha Organic Single Pass nutre os fios de dentro para fora. Como resultado, ela garante alinhamento e reconstrução com uma fórmula repleta de benefícios para os cabelos.

Mais detalhes

E não para por aí! Desenvolvida com ativos 100% orgânicos (Extrato de Quiabo, Aloe Vera, Proteína hidrolisada de Trigo, Ácido Lático e Óleo de Rícino), a progressiva Organic Single Pass não agride os fios, nem o couro cabeludo, evitando a oleosidade excessiva e a descamação do couro cabeludo, efeitos colaterais do formol.

Portanto, não há necessidade de se submeter a químicas perigosas, como o formol, quando já existem progressivas orgânicas eficientes e mais saudáveis aos fios, como a máscara Organic Single Pass. Para mais informações, confira nosso quadro de respostas ou entre em contato conosco!

Baixe nosso Catálogo

Conheça todas as nossas linhas e produtos.