O que fazer quando a progressiva não pega no cabelo?
“Por que meu cabelo não pega progressiva?”. Mesmo a escova progressiva sendo há anos um método muito popular de alisamento, ainda há casos em que o procedimento não funciona e acaba frustrando muitas mulheres. Para evitar que isso aconteça com seus clientes no salão, confira os principais motivos e as soluções para este problema que a Le Prö Cosmetics separou para você.
Cada química pede um tempo de pausa específico, porém essa pausa nem sempre se encaixa em todos os tipos de cabelo. Cabelos mais grossos, que já passaram por outra química ou mais fragilizados podem necessitar de pausas diferentes.
Solução: Teste de Mecha
O Teste de Mecha não serve apenas para ver se o cabelo vai aguentar a química, ver se ele vai ficar elástico, quebradiço ou emborrachado. Então, é necessário separar uma mecha do topo da cabeça, passar o produto e conferir de 5 em 5 minutos os efeitos que vão acontecer, incluindo o efeito liso desejado e quanto tempo está durando (lembrando de não ultrapassar o tempo máximo determinado no rótulo do produto).
Após 7 dias, quando for realizar o processo em todo o cabelo, é importante ter anotado o tempo que foi necessário para a progressiva atingir o alisamento completo. (Atenção: não realize o procedimento novamente na mecha teste!)
Cabelos virgens ou mais grossos possuem as cutículas do fio mais seladas, de forma que é mais difícil da química penetrar. Então, geralmente, após uma semana da progressiva, o alisamento já não está mais no fio.
Solução: Progressivas com ativos mais fortes (exceto o formol)
Progressivas sem formol costumam ter ativos mais fracos, por isso, seu efeito é gradual, necessitando de mais de uma aplicação para atingir o efeito liso desejado. Entretanto, existem progressivas orgânicas, como a Máscara de Tratamento e Realinhamento Capilar Organic Single Pass da Le Prö Cosmetics.
Composta por ativos naturais e orgânicos, como Aloe Vera, Extrato de Quiabo e Óleo de Rícino, a Linha Organic Single Pass nutre os fios de dentro para fora. Como resultado, ela garante alinhamento e reconstrução com uma fórmula repleta de benefícios para os cabelos.
Mais detalhesLogo na primeira aplicação, ela oferece: reestruturação total da fibra capilar, devido ao baixo pH (2.0) da progressiva, o que a torna ácida; reequilíbrio dos fios desde a raiz; redução do frizz; e selagem das cutículas, pois a finalização com a chapinha cria uma película protetora que inibe a eliminação da água e protege contra as ações externas. Tudo isso para garantir o efeito liso, além de brilho e maciez extremos; e hidratação e nutrição com garantia da reposição de massa e nutrientes perdidos.
Atenção: A progressiva com formol é mais forte, entretanto, desde 2009, esta substância é proibida pela Anvisa em produtos capilares (concentração máxima de 0,2%), devido aos diversos riscos à saúde que o formol pode causar tanto ao cliente quanto ao profissional que a manipula.
Existem pessoas que fazem a progressiva como um tratamento capilar para recuperar o cabelo e ficar mais fácil de cuidar. Mas não! Assim como todo procedimento que altere a estrutura da fibra capilar, a escova progressiva é um procedimento químico. Então, é necessário redobrar os cuidados.
Solução: Pesquisa prévia
Antes de realizar a escova progressiva, é importante que o cabeleireiro escolhido passe todas as orientações necessárias para a cliente cuidar do cabelo após o procedimento.
Cabelos porosos não seguram nenhum tipo de química, nem alisamento nem tintura. Não é culpa do produto, muito menos do profissional! Se o cabelo ficar armado no pós-progressiva, provavelmente, é porque ele está poroso.
Solução: Teste de Porosidade
Antes de realizar a progressiva, o cliente deve recuperar o cabelo para que a química faça o efeito desejado. Assim, é preciso saber quais os nutrientes essenciais estão faltando para a saúde dos fios. Para ter certeza de qual é o tratamento que o cabelo mais necessita, existe um truque chamado Teste de Porosidade.
Para realizar o teste, basta cortar apenas um pedaço do fio de cabelo, de preferência da parte da nuca. Depois disso, jogar o fio em um copo com água, por cerca de 1 a 2 minutos, e analisar a situação:
O cabeleireiro deve estar preparado para evitar e prevenir esses problemas antes da progressiva. Além disso, deve instruir sobre o intervalo ideal antes de partir para um novo alisamento, visto que refazer uma progressiva atrás da outra pode quebrar os fios ou até causar queda de cabelo.
Gostou das dicas? Está tendo outras dificuldades com o alisamento? Continue acompanhando nosso blog ou entre em contato com nossos especialistas!
Conheça todas as nossas linhas e produtos.