Blog

Mitos e verdades sobre progressiva

Dicas Alisamento Tendências Tratamentos Técnicas Cases de sucesso

Mitos e verdades sobre progressiva

A escova progressiva significou uma verdadeira revolução para as mulheres que desejam alisar os fios de forma prática e eficiente. Essa técnica faz muito sucesso e, consequentemente, levanta muitas dúvidas e questionamentos. Todo mundo pode fazer? Danifica os fios? Meu cabelo nunca mais vai voltar ao normal? Pensando nessas e outras questões, a Le Prö Cosmetics realizou um artigo com mitos e verdades sobre escova progressiva que você precisa saber. Confira abaixo.

Linha de Produtos Organic Single Pass

Composta por ativos naturais e orgânicos, como Aloe Vera, Extrato de Quiabo e Óleo de Rícino, a Linha Organic Single Pass nutre os fios de dentro para fora. Como resultado, ela garante alinhamento e reconstrução com uma fórmula repleta de benefícios para os cabelos.

Mais detalhes
  1. Progressiva é química.

Verdade.

Toda escova progressiva é um tratamento químico, pois altera diretamente a estrutura interna dos fios. 

  1. O cabelo nunca mais voltará ao normal depois da progressiva.

Mito.

Na realidade, não existe progressiva definitiva. Apesar de alterar a estrutura interna da fibra capilar, quando os fios crescem, eles surgem em sua estrutura natural, de forma que todo tipo de alisamento exige manutenção de acordo com o crescimento da raiz. Além disso, a maioria das escovas progressivas dura cerca de 90 a 120 dias, de acordo com a quantidade de lavagens do cabelo.

  1. Progressiva pode ser feita em qualquer tipo de cabelo.

Verdade.

O resultado varia de acordo com a curvatura do fio, mas todos os tipos de cabelo podem passar pelo procedimento, o que mudará será a técnica e o produto usado. Para as onduladas, cacheadas e crespas, a progressiva altera a estrutura dos fios para o efeito liso desejado. Já para as lisas, pode aumentar o brilho e reduzir o frizz. 

  1. Progressiva dá caspa.

Depende.

Por ser um produto ácido, sua mistura com o aquecimento do secador e da chapinha pode resultar na descamação do couro cabeludo, chamada de caspa. A reação é uma maneira do organismo renovar o couro cabeludo. Entretanto, existe a opção da progressiva orgânica, cuja dosagem ideal de ácido evita essa descamação, não resultando na caspa.

  1. Progressiva desbota o cabelo.

Verdade.

O produto abre as cutículas dos fios para que a química da progressiva penetre na fibra capilar e, durante essa abertura, a pigmentação da cor também pode escapar. Assim, o desbotamento pode acontecer em cabelos coloridos e descoloridos junto com a temperatura da prancha. Por isso, é recomendado realizar a coloração antes da progressiva ou esperar cerca de 30 dias depois do alisamento antes de realizar o procedimento. 

  1. Quanto mais lavar, mais rápido sai o efeito da progressiva.

Verdade.

Como dito anteriormente, a maioria das escovas progressivas dura cerca de 90 a 120 dias, de acordo com a quantidade de lavagens do cabelo. Isto porque a cada lavagem um pouco da química do produto é retirada dos fios. Outro fator que pode reduzir o efeito da progressiva, é tomar banho com água quente e utilizar shampoos antirresíduos ou de limpeza profunda. Em ambos os casos, ocorre a abertura das escamas da fibra capilar, retirando os excessos de dentro da cutícula do fio, inclusive a progressiva. Por isso, opte por tomar banho com água morna ou fria e utilize produtos próprios para cabelos quimicamente tratados.

  1. Toda escova progressiva utiliza formol.

Mito.

Atualmente, existem diversas alternativas ao formol. Considerando todos os riscos à saúde que o formol oferece, a Anvisa recomenda outros ativos de alisamento: ácido tioglicólico, hidróxido de sódio, hidróxido de cálcio, hidróxido de lítio ou carbonato de guanidina. Outra opção, em ascensão no mercado capilar, é a progressiva orgânica, a qual utiliza ativos 100% orgânicos em sua composição.

  1. Progressiva estraga o cabelo.

Depende.

O que realmente estraga o cabelo são as progressivas com formol. Dentre seus efeitos colaterais no cabelo, podemos citar: queda capilar, descamação do couro cabeludo, excesso de oleosidade na raiz ou fios quebradiços e desidratados. Mas não se preocupe! Você pode optar por progressivas orgânicas, elas oferecem os mesmos benefícios da progressiva comum, mas com a vantagem de não conter formol ou quaisquer químicas agressivas ao cabelo, evitando a agressão aos fios e ao couro cabeludo. 

Durante a leitura deste artigo, você pode conferir alguns dos benefícios oferecidos pelas progressivas orgânicas. Por isso, a Le Prö Cosmetics apresenta a Máscara de Tratamento e Realinhamento Capilar Organic Single Pass, uma escova progressiva orgânica indicada para quem procura um alisamento mais natural para seu cabelo. Logo na primeira aplicação, ela oferece: reestruturação total da fibra capilar, hidratação e nutrição dos fios, redução do frizz e muito mais!

Os componentes 100% orgânicos não agridem os fios, nem desestabilizam o couro cabeludo, evitando efeitos colaterais indesejados. Além disso, os benefícios da Organic Single Pass são tanto para o cliente quanto para o profissional. Sem cheiro forte e sem ardor nos olhos, o produto foi desenvolvido para não incomodar durante a aplicação. Ainda há o custo-benefício atrativo para o cabeleireiro, visto que a aplicação é em passo único, com rendimento de até 12 aplicações completas.

Ainda tem alguma dúvida sobre progressivas ou sobre a máscara Organic Single Pass? Confira nosso site ou entre em contato com nossos especialistas!

Baixe nosso Catálogo

Conheça todas as nossas linhas e produtos.