Blog

Hidratação x Nutrição x Reconstrução

Técnicas Cases de sucesso Dicas Alisamento Tendências Tratamentos

Hidratação x Nutrição x Reconstrução

O cronograma capilar é uma rotina de cuidados com o cabelo composta por três tratamentos intrínsecos para a saúde dos seus fios: Hidratação, Nutrição e Reconstrução. Cada um desses passos trata o cabelo de uma maneira específica, de acordo com as necessidades dos fios. Como cabeleireiro profissional, é seu dever saber diferenciar cada uma dessas etapas para ajudar o cliente a elaborar um cronograma capilar personalizado. É importante saber quais são seus respectivos objetivos e como realizar cada um desses tratamentos. A Le Prö Cosmetics te ajuda com essas informações a seguir:

HIDRATAÇÃO

Objetivo: reposição de água e nutrientes

Indicado para: todos os tipos de cabelo, especialmente, cabelos secos com pontas duplas ou cabelos com químicas (alisamento ou descoloração).

A hidratação é o tratamento capilar mais conhecido do mundo, sendo indispensável em todo protocolo de cronograma capilar. Esse procedimento é essencial para conquistar fios muito mais bonitos, saudáveis e livres do frizz, devido ao seu poder de proporcionar maciez intensa, luminosidade incrível e balanço impecável. Assim, ajudando a manter os fios livres do ressecamento, garantindo cabelos mais brilhosos e saudáveis.

Passo a passo:

  • Lavar o cabelo com um shampoo esfoliante ou anti-oleosidade para limpar bem o couro cabeludo e abrir as cutículas;
  • Enxaguar bem e remover o excesso da umidade com uma toalha;
  • Aplicar a máscara ou ampola hidratante, mecha por mecha;
  • Cobrir os fios com uma touca térmica e deixar agir pelo tempo indicado na embalagem do produto utilizado;
  • Enxaguar abundantemente com água, retirando todo o produto;
  • Finalizar do jeito que o cliente preferir.

Linha de Produtos Ultradoses

Nossos tratamentos em doses ultra concentradas.

Mais detalhes
NUTRIÇÃO

Objetivo: reposição de lipídios 

Indicado para: cabelos ressecados, seja pela ação de procedimentos químicos, uso frequente de secadores e chapinhas, poluição ou falta de cuidado dos fios.

Os lipídios são, basicamente, uma gordura natural produzida pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo, cuja função é gerar uma camada protetora nos fios, deixando-os mais brilhantes, macios, flexíveis e com as cutículas alinhadas. Por isso, a nutrição é perfeita para garantir que os fios fiquem protegidos e mais bonitos. 

Passo a passo:

  • Dividir o cabelo ainda seco e sujo em mechas para aplicar a máscara ou ampola nutritiva em cada uma delas;
  • Ao finalizar, prender os fios em um coque e colocar uma touca de banho por cima;
  • Aguardar algumas horas até que a nutrição faça o seu efeito;
  • Após o tempo estipulado na embalagem, retirar todo o produto do cabelo com bastante água até não sobrar resíduos.
  • Higienizar com shampoo e finalizar com condicionador.

ATENÇÃO: Para cabelos muito ressecados, indica-se a Umectação. Procedimento similar à nutrição, mas que consiste em banhar os cabelos em óleo vegetal (ex: Óleo de Rícino, Óleo de Coco ou Óleo de Argan) para devolver nutrientes que estejam faltando na fibra capilar e, dessa forma, devolver brilho e maciez aos fios. O óleo deve ser aplicado diretamente no cabelo ainda sujo e deixar agir durante a noite toda (de preferência, com uma touca de cetim), lavando apenas no dia seguinte.

RECONSTRUÇÃO

Objetivo: reposição de proteínas

Indicado para: cabelos quebradiços, finos e porosos, devido às ações químicas.

A reconstrução é o melhor caminho para a restauração da fibra capilar, pois este procedimento age na reposição de proteína aos fios, especialmente a queratina, componente que proporciona força, resistência e elasticidade ao fio. Por ser a etapa mais potente do cronograma capilar, a reconstrução deve ser feita com base na real necessidade do cabelo, ou seja, apenas fios extremamente danificados e elásticos, que precisam recuperar toda a massa capilar perdida, devem passar pela reconstrução capilar semanalmente. Do contrário, a cada 15 dias é o período mais indicado.

Passo a passo:

  • Lavar o cabelo com um shampoo anti-resíduos;
  • Enxaguar e retirar o excesso de água dos fios com uma toalha ou uma camiseta de algodão;
  • Aplicar a máscara de reconstrução em todo o cabelo, mecha por mecha;
  • Deixar agir durante o tempo indicado na embalagem e depois enxaguar;
  • Aplicar um finalizador para encerrar o tratamento e selar as cutículas.
TESTE DE POROSIDADE

Para identificar qual a necessidade de cada cabelo e quais os nutrientes que os fios mais necessitam, existe um truque chamado Teste de Porosidade que todo cabeleireiro deve conhecer. Para realizar o teste, basta cortar apenas um pedaço do fio de cabelo e jogá-lo em um copo com água, por cerca de 1 a 2 minutos, e analisar a situação:

  • Se o fio boiar, o cabelo precisa de hidratação;
  • Se o fio não boiar nem afundar, o cabelo precisa de nutrição;
  • Se o fio afundar, o cabelo precisa de reconstrução.

Todo e qualquer cabeleireiro profissional deve ser capaz de analisar cada situação e orientar sua cliente para o devido cuidado com os cabelos. Por isso, a Le Prö Cosmetics está sempre separando dicas e guias sobre o mundo profissional capilar, além de oferecer os melhores produtos do mercado

Baixe nosso Catálogo

Conheça todas as nossas linhas e produtos.