Diferenças entre Coloração e Descoloração
O mundo capilar é cheio de oportunidades para inovar o visual e, consequentemente, possui diversas técnicas para isso que podem acabar confundindo os nomes. Dois processos muito comuns, tanto para homens quanto para mulheres, são a coloração e a descoloração. Ambos os procedimentos são utilizados para alterar as cores do cabelo, mas vale a pena ressaltar quais as especificidades e resultados de cada.
A coloração é um procedimento químico que visa pigmentar a fibra capilar, alterando a sua cor. É comumente realizado por pessoas com cabelos brancos, a fim de voltar a cor original e manter uma aparência mais natural. Você pode colorir os cabelos utilizando tonalizante ou tinta.
O tonalizante é uma coloração semipermanente, sem amônia, indicada para reavivar e dar brilho a cor dos cabelos. O produto não penetra na fibra capilar, por isso, a duração da coloração e a cobertura dos fios são um pouco menos intensas do que a tinta. O tonalizante, por exemplo, não cobre os fios brancos.
Além disso, por ser livre de amônia ou qualquer substância que venha a ser incompatível com algum ingrediente usado nos procedimentos químicos, pode ser aplicado com segurança após processos como alisamento ou progressiva.
Já a tinta, ou coloração permanente, é um produto que contém amônia e, por isso, é capaz de abrir as escamas capilares, alterando a estrutura do fio, fazendo com que uma nova cor seja absorvida por ele. Sendo recomendado esperar cerca de 30 dias, antes de realizar outro procedimento químico, como a progressiva.
A descoloração possui o efeito contrário, ela remove o pigmento da fibra capilar. A mistura da água oxigenada e do pó descolorante penetra na cutícula dos fios, retirando todo o pigmento do cabelo, assim como sua proteção natural. Por isso, os fios perdem massa capilar e ficam frágeis e ressecados.
A volumagem da água oxigenada e o tempo de exposição no cabelo determinam a descoloração. Quanto maior o volume e o tempo de ação, mais as escamas do cabelo se abrirão, portanto, mais descolorido o cabelo vai ficar.
A descoloração é utilizada para diversos tipos de mudança capilar: mechas finas (luzes), cabelo loiro ou platinado, ou também para conseguir pintar o cabelo de certas tonalidades, por exemplo, cores fantasia.
Todo procedimento químico é agressivo ao cabelo, mas entre esses dois procedimentos, a descoloração é mais prejudicial aos fios. A profunda penetração nos fios, modifica sua estrutura interna, causando mais danos a eles.
Apesar de, apenas na descoloração o fio ficar ressecado, é importante cuidar do cabelo após ambos os procedimentos. Acrescente produtos capilares específicos para cabelos tingidos na sua rotina, para prolongar o efeito e ajudar a manter o cabelo o mais saudável possível. E lembre-se: hidratação nunca é demais!
Continue acompanhando o blog da LePro Cosmetics para mais informações sobre o mundo da beleza. E aguarde para nossa nova linha de produtos!
Conheça todas as nossas linhas e produtos.