Diagnóstico capilar: por que o cabelo cai tanto?
A queda capilar é um processo natural que faz parte do ciclo de crescimento dos fios. No entanto, pode ser preocupante quando é excessiva, pois pode ser causada por alterações hormonais na menopausa ou andropausa, estresse, alimentação pobre em nutrientes e vitaminas ou anemia, entre outros. Lembrando que nestes casos, o mais recomendado é consultar um dermatologista.
Queda capilar é uma das principais reclamações que todo cabeleireiro recebe. Você já passou por isso? Sabia como realizar o diagnóstico correto? A Le Prö Cosmetics te prepara para todas as situações no salão de beleza e agora apresenta os diagnósticos para a queda capilar mais comuns:
Nutrientes, vitaminas e minerais, como proteínas, zinco, ferro e as vitaminas A e C, são fontes de crescimento e fortalecimento capilar, por isso, uma dieta pobre nestes nutrientes aumenta a queda dos fios.
Tratamento: De acordo com a orientação de um nutricionista, começar uma dieta balanceada e nutritiva rica em proteínas, ferro, zinco e vitaminas, pode ser necessário também o uso de suplementos alimentares.
O excesso de estresse e ansiedade podem causar um desequilíbrio hormonal do cortisol, hormônio relacionado ao estresse, que quando está com os níveis aumentados pode provocar a queda excessiva do cabelo. Além disso, essas condições podem afetar a absorção de nutrientes no corpo, causando desequilíbrio de vitaminas essenciais para o crescimento e o fortalecimento dos fios.
Tratamento: Identificar a causa do estresse, seja trabalho, estudos, problema familiar ou vida amorosa; e aderir a mais atividades prazerosas. Em alguns casos, é recomendado o acompanhamento com psicólogo.
Composta por ativos naturais e orgânicos, como Aloe Vera, Extrato de Quiabo e Óleo de Rícino, a Linha Organic Single Pass nutre os fios de dentro para fora.
Mais detalhesAntidepressivos, anticoagulantes ou remédios para pressão alta podem ter como efeito colateral a queda de cabelo, especialmente no início do tratamento ou quando já são utilizados por muito tempo.
Tratamento: Conversar com o médico que o receitou, avaliando a possibilidade de trocar para outro medicamento.
Na menopausa (interrupção natural da menstruação), o ovário para de produzir estrógeno. Já na andropausa (menopausa masculina), os testículos diminuem a produção de testosterona. Em ambos os casos, ocorre uma alteração hormonal que costuma aumentar a queda capilar.
Tratamento: Consultar o ginecologista ou o endocrinologista para que seja avaliada a necessidade de reposição hormonal.
Dentre os diversos problemas causados pelo tabagismo, temos a queda capilar. Ao longo dos anos, as substâncias tóxicas do cigarro enfraquecem as mechas e levam a uma degeneração dos folículos capilares que abastecem as extremidades do corpo, como é o caso do couro cabeludo.
Tratamento: Abandonar um vício não é fácil, mas é uma escolha de cada um, já existem muitas alternativas médicas e programas para auxiliar a parar de fumar.
A anemia também pode causar a queda de cabelo, já que os fios recebem menos sangue, nutrientes e oxigênio, ficando mais fracos e quebradiços. Isso ocorre devido à carência de ferro, um mineral essencial para a produção de hemoglobina, proteína que carrega oxigênio nas células vermelhas do sangue para os tecidos do corpo, inclusive o couro cabeludo.
Tratamento: Consultar um hematologista para avaliar a necessidade de utilizar suplementação de ferro, além de fazer uma alimentação rica em ferro orientada por um nutricionista.
O hipotireoidismo é um desequilíbrio dos hormônios produzidos pela tireoide que se encontram diminuídos (T3 e T4). A carência deles pode deixar os cabelos mais finos, secos e sem brilho, resultando na queda capilar.
Tratamento: Consultar um endocrinologista para fazer uma avaliação dos hormônios da tireoide e o tratamento mais adequado.
Procedimentos capilares como alisamento com formol ou descoloração enfraquecem os fios, tornando-os mais secos e quebradiços, principalmente na raiz, além de danos na cutícula do fio, o que pode levar à queda de cabelo.
Tratamento: Hidratação pelo menos uma vez por semana e evitar o uso de secador ou chapinha. Caso o cabelo continue caindo, é recomendado consultar um dermatologista.
Outra solução é optar por alternativas mais saudáveis, por exemplo, a Organic Single Pass – Máscara de Tratamento e Realinhamento Capilar, a progressiva orgânica da Le Prö Cosmetics. Sua fórmula 100% orgânica garante efeito liso prolongado e reestruturação total da fibra capilar, sem agredir o couro cabeludo. Além disso, possui um aroma suave e não provoca ardor nos olhos ao secar e chapar (sendo a opção mais saudável para o profissional e para o cliente).
Para mais informações, entre em contato com nossos consultores! Confira também outros produtos: Btx Organic – Máscara de Tratamento e Recuperação dos Fios.
Conheça todas as nossas linhas e produtos.