Blog

Como recuperar cabelos pós-química?

Cases de sucesso Dicas Alisamento Tendências Tratamentos Técnicas

Como recuperar cabelos pós-química?

Todo cabeleireiro oferece em seu salão serviços de transformação capilar, como alisamento, tintura, descoloração, entre outras químicas. Mas nem todos sabem auxiliar as clientes a cuidar ou recuperar os cabelos pós-química.

Realizar uma química forte no cabelo é semelhante a fazer um corte na pele e quando cortamos a pele, passamos cicatrizante e pomada para melhorar. Com os cabelos é a mesma coisa! Para cuidar dos cabelos pós-química deve-se recorrer a hidratação, e quanto mais cuidar, mais rápido vai voltar.

Químicas capilares (em excesso ou feitas incorretamente) costumam danificar os fios, os quais tendem a ficar mais ressecados, quebradiços, porosos e opacos. Para reverter esse quadro, os cuidados devem ser redobrados e o profissional deve auxiliar suas clientes neste processo. Confira algumas dicas da Le Prö Cosmetics:

EVITAR OUTRAS QUÍMICAS

Os fios já estão bastante danificados e repetir a dose pode piorar ainda mais a situação ou causar o corte químico, o qual consiste em aplicar uma química logo após a outra. Ou seja, uma agressão extrema aos fios com o cabelo já fragilizado por outro processo químico. As principais causas são os erros de aplicação dos produtos (incompatibilidade, tempo de pausa, excesso, força do alisante, entre outros). Por exemplo, se fizer um alisamento à base de Guanidina e depois aplicar o Tioglicolato de Amônia em cima, certamente o cabelo vai quebrar. O mais recomendado é esperar cerca de 30 dias antes de realizar outro procedimento químico.

CRONOGRAMA CAPILAR

Se sua cliente não é adepta ao cronograma capilar, elabore um junto com ela. Esta rotina de cuidados com o cabelo é composta por três tratamentos essenciais para a saúde dos fios: hidratação, nutrição e reconstrução. Cada um desses passos trata o cabelo de uma maneira específica, de acordo com as necessidades dos seus fios. No caso dos cabelos porosos e ressecados, o mais indicado é focar na reconstrução. 

PRODUTOS ESPECÍFICOS

Recomende shampoos e condicionadores específicos para cabelos quimicamente tratados. Eles contêm ingredientes, como vitaminas, aminoácidos e queratina, que auxiliam na reconstrução capilar. Ou também máscaras de tratamento e cremes para pentear que contenham os mesmos princípios ativos. Utilizar uma linha de produtos específicos, potencializa os efeitos desejados e recupera os danos.

FINALIZAÇÃO

Muitas mulheres subestimam a importância da finalização capilar, mas não pode ser o caso das que possuem cabelos pós-química. No geral, a finalização ajuda a controlar o frizz e definir a textura. Além disso, alguns produtos utilizados nesta etapa são protetores térmicos, e protegem os fios do calor de secadores, chapinhas e modeladores (os quais devem ser evitados por um tempo logo após a química).

UMECTAÇÃO

Não confunda como nutrição! Ambos são tratamentos à base de óleos. Mas na umectação, ao invés de utilizar máscaras com óleos, utiliza-se o produto 100% natural puro direto nos cabelos secos, geralmente, antes de lavar. Por exemplo, óleo de coco, óleo de rícino, óleo de abacate, óleo de alecrim, óleo de amêndoas, até azeite de oliva, desde que seja 100% vegetal. Muitas pessoas optam por fazer o procedimento durante à noite enquanto dormem com uma touca de cetim. Depois, basta lavar no dia seguinte.

Em alguns casos, a melhor opção é cortar a parte danificada ou pelo menos uns 4 dedos para amenizar a aparência ressecada e quebradiça. São várias as opções de cuidados com os cabelos pós-química, o cabeleireiro deve explicar todas para as clientes e orientá-las na sua aplicação. Para mais dicas profissionais de beleza, acesse nosso blog!

Linha de Produtos Hidrate Repair

Com ativos de nutrição e hidratação, como queratina hidrolisada, pantenol e lipídios da semente de uva, a Linha Hidrate Repair repõe os nutrientes dos fios e neutraliza danos causados ao longo do tempo.

Mais detalhes

Baixe nosso Catálogo

Conheça todas as nossas linhas e produtos.