Blog

Cauterização capilar: o que é e como realizar?

Cases de sucesso Dicas Alisamento Tendências Tratamentos Técnicas

Cauterização capilar: o que é e como realizar?

A cauterização capilar é um procedimento que tem como objetivo a reconstrução dos fios por meio da adição de proteínas. Dentre seus efeitos, temos: redução do frizz e do volume, promoção da suavidade, hidratação e brilho do cabelo. Muito indicada para cabelos danificados, frágeis, quebradiços ou com as cutículas abertas.

O procedimento costuma ser feito com calor e queratina, a proteína que garante a estrutura aos fios. Lembrando que a queratina em excesso pode levar ao endurecimento dos fios (e, consequentemente, à quebra dos mesmos), por isso, para garantir os efeitos desejados, a cauterização deve ser realizada em um salão de beleza por profissionais.

Mas isto é apenas um panorama geral, continue lendo que a Le Prö Cosmetics te explica melhor a importância e o passo a passo da cauterização capilar!

COMO FUNCIONA?

A cauterização capilar é um tratamento que cicatriza a cutícula do cabelo para que as proteínas depositadas permaneçam por mais tempo nos fios. Por meio da queratina líquida, ela corrige a estrutura capilar, reconstruindo profundamente as fibras capilares. Isso ocorre porque a queratina permite que vitaminas e minerais ajam mais facilmente no cabelo, promovendo hidratação, brilho e maciez. Os efeitos da cauterização capilar duram cerca de 30 dias, dependendo da quantidade de lavagens.

Essa reconstrução sela as escamas dos fios e suaviza as pontas duplas, o que permite eliminar o aspecto arrepiado dos cabelos, promovendo um aspecto mais liso ao cabelo, em alguns casos. Apesar disso, a cauterização NÃO alisa o cabelo! Os produtos envolvidos na cauterização não possuem ativos alisantes, logo, não alteram a estrutura dos fios.

Linha de Produtos Organic Single Pass

Composta por ativos naturais e orgânicos, como Aloe Vera, Extrato de Quiabo e Óleo de Rícino, a Linha Organic Single Pass nutre os fios de dentro para fora. Como resultado, ela garante alinhamento e reconstrução com uma fórmula repleta de benefícios para os cabelos.

Mais detalhes
COMO REALIZAR?

PASSO 1: Lavagem 

Lavagem do cabelo com shampoo antirresíduos (ou de limpeza profunda) para abrir as cutículas dos fios, garantindo que o cabelo esteja pronto para receber e absorver o produto da cauterização.

PASSO 2: Queratina

Após a lavagem, vem a aplicação da queratina mecha por mecha. Nesta etapa, é indicada a utilização de um creme selante ou de um condicionador combinado com ampolas de queratina. Deixe o produto agir de 20 a 30 minutos.

PASSO 3: Calor

Por fim, é feita a etapa térmica, que inclui a realização de escova e passagem de chapinha nos fios. A chapinha deve ser feita em mechas bem finas e cada mecha deve ser alisada de 5 a 6 vezes.

CUIDADOS APÓS A CAUTERIZAÇÃO CAPILAR

Depois de realizar uma cauterização no salão, existem alguns cuidados que ajudam a prolongar o efeito: 

  • Evitar o uso de shampoos de limpeza profunda ou com ação antirresíduos, pois esses produtos podem fazer com que o efeito promovido pela queratina passe mais rapidamente, sendo necessário repetir o processo em um intervalo de tempo menor;
  • Diminuir a frequência de lavagem do cabelo, porque também pode remover o efeito da queratina mais rapidamente;
  • Realizar hidratações semanais, com produtos adequados para cada tipo de cabelo, além de garantir os efeitos da cauterização, pode proteger contra fatores externos;
  • Esperar alguns meses para fazer outros tratamentos ou procedimentos no cabelo, como tinturas ou alisamentos, para que o cabelo possa recuperar a sua saúde.

Para mais dicas de cabeleireiros profissionais, continue acompanhando o blog da Le Prö Cosmetics! Confira também nossos produtos: Organic Single Pass – Máscara de Tratamento e Realinhamento Capilar e Btx Organic – Máscara de Tratamento e Recuperação dos Fios.

Baixe nosso Catálogo

Conheça todas as nossas linhas e produtos.