Blog

9 dicas de cuidados no pós-progressiva

Tendências Tratamentos Técnicas Cases de sucesso Dicas Alisamento

9 dicas de cuidados no pós-progressiva

Escovas progressivas são um tratamento químico que altera a estrutura interna dos fios. Dessa forma, é impossível passar por um procedimento destes sem que haja agressões ao cabelo ou ao couro cabeludo. Geralmente, após a progressiva, os fios ficam mais suscetíveis a quebras diante de atritos do cotidiano, como pentear e prender os cabelos. Por esses e outros motivos, é de suma importância saber como cuidar dos cabelos no pós-progressiva.

E quais são os cuidados mais indicados no pós-progressiva? Os profissionais de salões de beleza que realizam escovas progressivas, ou outros procedimentos de alisamento, devem ter essas dicas na ponta da língua para orientar seus clientes. Por isso, a Le Prö Cosmetics separou algumas dicas de como prolongar o efeito liso da progressiva e também para auxiliar no cuidado com a saúde dos fios. 

Linha de Produtos Organic Single Pass

Composta por ativos naturais e orgânicos, como Aloe Vera, Extrato de Quiabo e Óleo de Rícino, a Linha Organic Single Pass nutre os fios de dentro para fora. Como resultado, ela garante alinhamento e reconstrução com uma fórmula repleta de benefícios para os cabelos.

Mais detalhes
  1. HIDRATAÇÃO NUNCA É DEMAIS

A hidratação dá mais movimento aos fios e sela as cutículas capilares, prolongando o efeito liso. Escolha sempre máscaras nutritivas, visto que o cabelo pode ter perdido nutrientes e vitaminas com a química da escova progressiva. O ideal é realizar o procedimento pelo menos uma vez na semana para repor a umidade e, assim, manter o brilho e fortalecer os fios. Caso não seja possível, tente realizar o procedimento a cada 15 dias.

  1. LAVAGEM EM DIAS ALTERNADOS

Evite lavar os cabelos todos os dias, pois quanto maior for a frequência de lavagem, mais rápido o produto sairá do cabelo e mais rápido vai querer repetir o procedimento, enfraquecendo ainda mais os fios. Por isso, opte por lavar em dias alternados, o que vai prolongar o efeito da escova. 

Atenção: Dependendo do alisamento, é necessário esperar 48h antes de fazer a primeira lavagem no cabelo (é importante que o profissional instrua seus clientes). 

  1. CRONOGRAMA CAPILAR

Procure montar um cronograma capilar com um profissional de confiança para que todos os nutrientes perdidos sejam repostos durante os meses seguintes. O cronograma capilar é uma rotina de cuidados com o cabelo composta por três tratamentos intrínsecos para a saúde dos fios: hidratação, nutrição e reconstrução. Cada um desses passos trata o cabelo de uma maneira específica, de acordo com as necessidades de cada.

  1. EVITAR OUTROS PROCEDIMENTOS QUÍMICOS

Como falamos anteriormente, todo e qualquer procedimento químico que altere a estrutura do fio pode agredir os fios ou o couro cabeludo. Por tanto, evite a aplicação de outras químicas (como tinturas e descoloração), pois esse excesso pode deixar os fios ainda mais frágeis e quebradiços. O ideal é realizar esses procedimentos antes da progressiva, mas, caso contrário, espere cerca de 30 dias para realizar outro procedimento químico no cabelo, pós-progressiva (independente da escova de alisamento realizada).

  1. PROTETOR TÉRMICO É UM ALIADO

Sempre aplique protetor térmico antes de usar ferramentas de calor, como secador ou chapinha. O produtor vai preservar a estrutura do cabelo, evitando danificar o fio e reduzir o efeito da progressiva. 

  1. SHAMPOO ANTIRRESÍDUO É UM INIMIGO

Shampoos de limpeza profunda, também conhecidos como antirresíduos, podem reduzir o efeito liso da escova progressiva. E pior: pode deixar o cabelo ressecado, pois abre a cutícula dos fios. Além disso, não adianta usar shampoos e condicionadores para cabelos sem química, o ideal é utilizar produtos específicos, por exemplo, com queratina, ceramidas, lanolina, aloe vera e pantenol (ativos com função hidratante). Ou também, opte por shampoos com pH baixo ou sem sal para prolongar a ação do produto da progressiva.

  1. IMPORTANTE SECAR ANTES DE DORMIR

Nunca durma com os cabelos molhados ou úmidos. Dormir com o cabelo molhado modifica a estrutura dos fios, pois úmidos podem ficar mais elásticos e quebradiços (isso é agravado caso o cabelo esteja preso), além de poder gerar fungos.

  1. RETOQUE!

Já falamos aqui no blog da Le Prö Cosmetics que nenhum alisamento é definitivo, visto que sempre é necessário fazer o retoque da progressiva na raiz à medida que o cabelo cresce. Refaça a progressiva entre 3 e 6 meses após a primeira aplicação, a fim de reforçar a ação do produto, mas sem prejudicar muito a saúde dos fios. Quanto mais você realizar o procedimento, mais lisa aparência do cabelo ficará.

  1. PROGRESSIVA ORGÂNICA

Lembrando que você pode optar por escovas progressivas orgânicas! A Le Prö Cosmetics oferece a Máscara de Tratamento e Realinhamento Capilar Organic Single Pass, uma escova progressiva orgânica com todos os benefícios de uma progressiva comum, mas com a vantagem de não conter químicas agressivas ou formol em sua composição. Logo na primeira aplicação, ela oferece: reestruturação total da fibra capilar, hidratação e nutrição dos fios, redução do frizz e muito mais!

A fórmula inovadora é composta por princípios ativos 100% orgânicos (Extrato de Quiabo, Aloe Vera, Proteína hidrolisada de Trigo, Ácido Lático e Óleo de Rícino), os quais não agridem os fios, nem desestabilizam o couro cabeludo, de modo a evitar efeitos colaterais indesejados de uma progressiva comum, por exemplo, oleosidade excessiva e descamação do couro cabeludo.

Para mais informações, entre no site da Le Prö Cosmetics! Lá você encontra o passo a passo e os resultados do procedimento. E continue acompanhando nosso blog para se manter informado e atualizado sobre o mundo da beleza e do alisamento capilar!

Baixe nosso Catálogo

Conheça todas as nossas linhas e produtos.